Notícias em destaque

Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília 4u1qh

commentJornalismo access_time21/05/2025 16:44

Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense 464n13

Reveza 6 e Festival Novos Talentos de Natação agitam piscinas do Mampituba 3x3518

commentEsporte access_time22/05/2025 14:07

Competições ocorrem neste sábado (24) no Complexo Aquático do clube.

Resultado negativo em Maceió 66o5q

commentCriciúma EC access_time19/05/2025 10:14

A delegação inicia a viagem para São Paulo (SP) na manhã de segunda-feira (19/05). A preparação para o confronto contra o RB Bragantino ocorre na capital paulista.

Anos 80 1q4t1k

Eldorado rumo ao jornalismo pleno 4n732

A década de 80 marcou a preparação da Rádio Eldorado para outro grande salto: a formatação da primeira grade 100% jornalística do rádio catarinense, o que viria a acontecer efetivamente no início dos anos 90. Enquanto isso, a Eldorado persistiu em seu estilo, cada vez mais informativo e com menos entretenimento, pois a esta altura começava em Santa Catarina a operação do rádio em FM, onde está outro pioneirismo.

Coube ao Grupo Freitas colocar no ar a primeira FM de Criciúma, em meados dos anos 80, quando a freqüência 97,7 destinou-se à Rádio Eldorado FM. Novamente o uso da velha marca empregada em 1946 para batizar a pioneira do AM, ava a pautar um novo início, desta vez da freqüência modulada nos lares criciumenses. A Eldorado FM teve seu pontapé inicial com musical adulto, vindo depois a enfrentar diversas alterações em seu perfil. À época o radiojornalismo em FM ainda era incipiente e experimental, enquanto que no AM ganhava a cada ano mais espaço.

A consolidação do projeto de televisão continuava a ser o grande foco do Grupo Freitas, embora as emissoras de rádio prosseguissem nos seus melhoramentos técnicos. A Rádio Eldorado já operava, desde 1979, na quarta sede da sua história: nascida no velho Edifício Filhinho, nos altos do Café São Paulo, onde atuou a partir de 1946 até 1951, quando mudou-se para o Edifício Dom Joaquim, altos do Café Rio e a terceira mudança para o Edifício Diomício Freitas, na rua Rui Barbosa, em 1960. Na nova casa, espaço não faltava, e a conexão com a emissora de TV ofereceu à rádio muitos frutos positivos, pois as informações chegavam mais rápido e havia uma integração entre os profissionais de um e outro veículo. Muitos, inclusive, serviam simultaneamente à rádio Eldorado e à TV Eldorado, tanto da área técnica quanto dos microfones. A TV Eldorado, nascida em Criciúma em 1979, chegou a Florianópolis em 1982, com a TV Cultura, e em Itajaí em 1986, com a TV Vale do Itajaí. O oeste só veio a ser alcançado em 1992, com a TV Xanxerê. A propagação do sinal pelo Estado fez ampliar a nomenclatura e tornar efetivamente estadual o nome da velha rádio nascida em Criciúma, pois o sistema de TV ava a se chamar Rede de Comunicações Eldorado – RCE –, colocando diariamente nos lares de centenas de milhares de catarinenses a estrela alaranjada que simbolizava a emissora. A Rádio Eldorado adotou a mesma logomarca por muito tempo, até a divisão das operações das emissoras em 1993, com a rádio dissociando suas atividades da televisão.

Os anos 80 foram marcados também pela ampliação da tecnologia nas transmissões externas, com a Rádio Eldorado viajando o País para transmitir as partidas do Criciúma Esporte Clube, nascido no final dos anos 70 e contando, desde o seu início, com o apoio do microfone Eldorado. O Criciúma marcava a união do futebol local, renascido depois dos desaparecimentos de Metropol e Comerciário, este último voltando deficiente em 1976 de tal forma que a nova nomenclatura e filosofia correspondiam ao caminho escolhido. Não era mais necessário erguer postes de eucalipto e enviar transmissões sem retorno para os estúdios, pois as linhas telefônicas de longa distância já permitiam um diferencial nas coberturas.

Ainda na década de 80, a Rádio Eldorado ou a integrar a Rede Bandeirantes de Rádio, capitaneada pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. Foi a emissora pioneira em Santa Catarina do sistema de transmissão de áudio por satélite que, por sua vez, teve na Bandeirantes uma iniciadora do sistema no País. Tratava-se do mais moderno sistema de envio de sinal de áudio de longa qualidade à distância, ao qual a Rádio Eldorado integrou-se por direta influência da TV Eldorado, que por sua vez mantinha também sólida parceria com a TV Bandeirantes.

folder_openPáginas relacionadas

Últimas notícias em destaque 25604h

Jornalismo 6g445c

CasaPronta Tubarão começa em 4 de junho no Farol Shopping 69512

Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília 4u1qh

Coopera em Comunidade acontecerá no dia 05 de junho, no Morro Estevão 2ss2l

Mampituba celebra 101 anos com show de Paulo Miklos m446q

PF em Criciúma 4b4y22

Esporte 67450

Reveza 6 e Festival Novos Talentos de Natação agitam piscinas do Mampituba 3x3518

Natação do Mampituba/FME Criciúma conquista três medalhas no Sul-Brasileiro Mirim e Petiz 1h4m63

Caravaggio completa 55 anos de fundação 2nx3z

Mampituba/FME Criciúma/Radar/UNESC disputa Brasileiro Interclubes Sub-21 no Rio 6n2f2z

Vereadores de Balneário Rincão homenageiam policiais militares e equipe Construtora Massiroli, campeã do Praião 2025 5tk3y

Criciúma EC 644c28

Resultado negativo em Maceió 66o5q

Criciúma lança camisa principal para a temporada 2025 n6h4g

Serviço de Jogo para Criciúma X Volta Redonda 674x36

Criciúma e Novorizontino empatam pelo Brasileirão da Série B 1bga

Copa do Brasil: Tigre enfrentará o RB Bragantino na 3ª fase 5j4a5t